top of page
  • Foto do escritorLúcia Oliveira

Luta pela vida: queimadas no Pantanal.


Nas últimas semanas estão acontecendo diversas queimadas no Pantanal, na Amazônia e no Cerrado. As opiniões estão divididas entre aqueles que acham que os incêndios são consequências da própria natureza e entre aqueles que acreditam que os culpados são os grileiros, mineiradores e latifundiários. "As queimadas começaram em fazendas da região, em espaços inóspitos dentro das fazendas, onde não há nada perto, o que nos faz entender que não pode ser acidente. Teoricamente, alguém foi lá para isso.", disse o delegado Alan Givigi, ao Estadão.

Além das queimadas, uma das maiores preocupações são as vidas dos animais que correm risco de extinção. Um bom exemplo é uma onça-pintada, que foi levada de helicóptero pela Marinha Do Brasil para ser resgatada. O felino estava com as patas queimadas. Ele apresentou postura agressiva e teve de ser anestesiado para que fosse retirado do local.


o Parque Estadual Encontro das Águas é considerado o lugar com a maior concentração de onças-pintadas do Brasil e do mundo. Porém, nas últimas semanas, o local acabou se tornando muito perigoso para os animais em questão. Isso ocorreu devido que de 108 mil hectares da reserva, 77 mil foram atingidos pelo fogo até o momento, segundo dados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.


Posts recentes

Ver tudo

"Ricardo e Vania": Os Caminhos do Preconceito

Em “Ricardo e Vania”, o autor e jornalista Chico Felitti narra a história de Ricardo Correa da Silva e de Vania, o grande amor de sua vida. O livro parte da reportagem “Fofão da Augusta? Quem me cha

bottom of page